Da Completa Falta de Sentido da Morte de Aaron Swartz

The following article is translated into Portuguese from the English original, written by Kevin Carson.

Em recente coluna (“Aaaron Swartz e Aqueles Que Resistem Até à Morte Defendendo a Propriedade Intelectual“), o Diretor de Mídia do C4SS Thomas Knapp lembra a pergunta de John Kerry a respeito da Guerra do Vietnã: “Como pedir a um homem que ele seja o último homem a morrer na defesa de um equívoco?” Do mesmo modo que a guerra dos Estados Unidos para dar amparo ao regime dos generais colaboracionistas japoneses e aos latifundiários do delta do Mekong em Saigon, a guerra em favor da escassez artificial de ideias estava condenada desde o início. Uma guerra para impedir uma população inteira de fazer o que está decidida a fazer está condenada ao fracasso — mesmo quando você se refira aos “lugarejos estratégicos(*)” usando os nomes “paywalls(**)” ou “walled gardens(***).” (* Strategic Hamlet Program (Programa de Lugarejos Estratégicos) na Guerra do Vietnã, plano do governo do Vietnã do Sul e dos Estados Unidos para combater a insurgência comunista mediante isolamento dos camponeses, impedindo-os de ter contato com a comunista Frente Nacional de Libertação. Ver Wikipedia.) (** Paywall, muro de pagamento, é um sistema que impede usuários da internet de acesso a conteúdo noticioso e acadêmico sem assinatura paga. Wer Wikipedia.) (*** Walled garden, jardim murado, é um sistema em que o provedor do serviço controla quem pode ou não ter acesso ao conteúdo na internet. Ver Wikipedia.)

Como Tom escreve, a “Guerra pela Propriedade Intelectual” é

“uma guerra de 300 anos de idade que, para todos os propósitos práticos, acabou já há anos com o triunfo das forças da liberdade e total debandada daqueles que confiam, quanto a seu destino, no poder do estado para extrair rentismo do uso, pelas pessoas, das próprias mentes e corpos delas.”

Exatamente correto. A guerra já acabou. Como Tom argumenta em outro lugar, as indústrias de conteúdo patenteado e seus lobistas são como soldados japoneses entrincheirados nas florestas tropicais da Indonésia vinte anos depois de Hiroshima, ainda esperando reforços. O Leviatã da escassez artificial, o monstruoso sistema de exploração econômica baseado na extração de rentismo oriundo do uso da informação, já está morto. Michael Eisner, Bill Gates, Bono, Chris Dodd, Joe Biden, RIAA – Associação da Indústria de Gravação dos Estados Unidos e MPAA – Associação Cinematográfica dos Estados Unidos são apenas vermes retorcendo-se no corpo morto em decomposição.

Danah Boyd, da NYU – Universidade de New York (“Processo pela morte de Aaron Swartz,”13 de janeiro)  argumenta que a perseguição, pelo Departamento de Justiça e pelo MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts de Aaron Swartz foi impulsionada inteiramente pelo desejo de torná-lo um exemplo: “o motivo de terem ido ao extremo formulando todas as acusações possíveis contra ele não foi darem-lhe uma lição, e sim deixarem claro para toda a comunidade hacker de Cambridge que ela estava completamente derrotada.”

Contudo, isso foi completamente inútil. O modelo acadêmico de paywall é que está copletamente derrotado. A “lição” da Linha Maginot era simplesmente: “Não ataquem de frente biliões de toneladas de concreto reforçado com aço, metralhadoras e obuses pesados.” E o General von Manstein aprendeu muito eficazmente essa lição, contornando a parafernália toda na ofensiva de Ardennes de 1940.

A “lição” do processo contra Swartz, analogamente, é “não faça o download de quatro milhões de arquivos do JSTOR(*) para expressar uma grande ideia sem palavras.” No interim, contudo, imagino que alunos de pós-graduação dententores da condição de membros do JSTOR fazem downloads de mais PDFs do que isso para amigos, todo santo ano. (* JSTOR é um sistema de arquivamento de periódicos acadêmicos. Ver Wikipedia.)

Sou bom exemplo disso. Como acadêmico independente, não pagarei por condição de membro do JSTOR. E estou certo de que não comprarei artigos de atrás de um paywall na base de $20 dólares ou mais por vez. Proibições de download e cópia de artigos acadêmicos não são diferentes, em natureza, das regras feudais contra ter uma moenda manual privada a fim de evitar a taxa do senhor cobrada para que o milho de alguém fosse moído. Tenho amigos bastantes na academia com privilégios JSTOR dispostos a fazer-me um favor, especialmente se eu contribuir com alguns dólares por seu tempo e percalços.

Como escreveu uma vez Cory Doctorow, o computador é máquina para copiar bits com custo marginal zero, e um modelo de negócios que dependa de impedir que as pessoas copiem bits está condenado ao fracasso. Assim, as pessoas que acossaram Aaron Swartz levando-o à morte fizeram isso nem sequer na esperança realista de vitória, e sim inspiradas apenas no mesmo impulso vingativo que leva um invasor derrotado, em sua rota de retirada, a infligir mais uma humilhação ao país violado. Aaron Swartz não foi o último homem a morrer por um “equívoco,” e sim — esperemos — a última atrocidade infligida por um agressor criminoso.

Artigo original afixado por Kevin Carson em 14 de janeiro de 2013.

Traduzido do inglês por Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme.

Anarchy and Democracy
Fighting Fascism
Markets Not Capitalism
The Anatomy of Escape
Organization Theory