Dey Turk Er Jerbs, ou Porque Nós Deveríamos Legalizar a Imigração

Por Logan Marie Glitterbomb. Artigo original: Dey Turk Er Jerbs, or Why We Should Legalize Immigration, de 17 de março 2025. Traduzido para o português por p1x0.

Saludos amigues, soy p1x0, Tradutor & anarquiste de vila, interessado na superação do Estado das coisas como estão. Considere apoiar meu trabalho Clicando Aqui.

Como todos sabem, um argumento bastante comum na direita é que os imigrantes sem documentos estão roubando os empregos de cidadãos dos EUA. A típica resposta é que estes empregos tendem a ser os trabalhos que estadunidenses tendem a não querer executar, como trabalho agrícolas. Mas oque faz alguém pensar que estadunidenses não iriam querer estes empregos? Talvez eles lutem mais por melhores condições já que possuem maiores proteções legais para fazê-lo, mas eles certamente estão dispostos a trabalhar nestas indústrias. Afinal de contas, muitos estadunidenses de fato trabalham em fazendas, paisagismo, frigoríficos, na construção civil, restaurantes e muitos outros campos em que imigrantes sem documentos também trabalham. Talvez não para os mesmos patrões ou as mesmas empresas, mas em certamente em cargos equivalentes. Então por que imigrantes sem documentos são contratados para esses trabalhos, e não trabalhadores estadunidenses?

Porque trabalhadores sem documentos estão dispostos a trabalhar por menos e são incapazes de denunciar abusos ou exploração trabalhista sem arriscaram serem presos ou deportados. De certa forma, eles são o trabalhador perfeito para o capitalismo, podendo serem tratados pouco melhores que escravizados sem nenhuma ameaça real de retaliação. Eles são tão perfeitos para este papel, que vemos muitas empresas ativamente fazendo propaganda no México, para encorajar imigrantes sem documentos para virem para cá, ocupar estes empregos. Mas enquanto essa é uma situação que capitalistas ajudaram a criar, imigrantes levam a culpa e a segurança das fronteiras se torna uma grande preocupação.

Mas uma fronteira fechada é exatamente o que perpetua esses problemas.

Ao contrário do que possa parecer inicialmente, abrir mais as fronteiras vai na verdade resolver estes problemas. O único motivo pelo qual imigrantes sem documentos são capazes de serem contratados por menos que um salário mínimo, sob condições de trabalho tão terríveis é porque eles não tem documentos. Aumentar a segurança nas fronteiras fez pouco para de fato impedir as pessoas de imigrarem ilegalmente, somente tornando o processo mais difícil e perigoso. Isso só serviu para criar mais imigrantes sem documentos conforme os caminhos legais para imigração se tornam mais difíceis de serem navegados, incentivando as pessoas a cruzarem ilegalmente, e qualquer um que ilegalmente cruze a fronteira com sucesso, tem muito menos chance de se arriscar cruzando de volta. Eles escolhem imigrar ilegalmente pois, apesar de quão terrivelmente perigoso é o processo, continua sendo mais fácil para muitos do que imigrar legalmente. Isso sem mencionar que a maioria dos imigrantes sem documentos cruza legalmente e apenas permanecem até seus vistos vencerem, um problema que a segurança nas fronteiras não tem como lidar já que estas pessoas há muito já cruzaram a fronteira.

Então para resolver este problema, nós precisamos reverter os incentivos e torná-lo mais fácil e mais interessante imigrar legalmente. Se abríssemos mais as fronteiras e permitíssemos uma imigração legal mais fácil, isso diminuiria a imigração ilegal. Isso significa muitos menos imigrantes sem documentação e muitos mais imigrantes com documentação. Imigrantes com documentação não podem ser explorados por capitalistas da mesma forma, já que eles têm proteções legais e podem denunciar seus chefes sem medo de prisão ou deportação. Já que patrões não podem os contratar por menos que salários legais e não podem os submeter a condições de trabalho ilegais sem arriscar que seus trabalhadores com documentação busquem recursos legais, eles não têm incentivo em os contratar em detrimento de trabalhadores nascidos nos EUA.  Invés de imigrantes “roubando os empregos” e diminuindo salários, isso põe imigrantes e trabalhadores nascidos nos EUA em um campo mais equilibrado em relação a empregabilidade e salários. Isso significa que empresas vão ter de contratar baseadas em habilidades e não em que pode ser mais explorado. Isso dá mais chance de luta aos trabalhadores nascidos nos EUA enquanto também se livra, ou ao menos diminui, os sistemas que oprimem também os imigrantes.

Então, na próxima vez que alguém te disser que imigrantes estão roubando nosso empregos, não tente argumentar e convencê-los que não estão, concorde com eles e explique que é justamente por esse motivo que nós devemos abrir ainda mais nossas fronteiras (e também abolir o ICE).

C4SS relies entirely on donations. If you want to see more translations like this, please consider supporting us. Click here to see how

Anarchy and Democracy
Fighting Fascism
Markets Not Capitalism
The Anatomy of Escape
Organization Theory