Agorismo do Mercado Branco

De Logan Marie Glitterbomb. Artigo original: White Market Agorism de 22 de janeiro de 2020. Traduzido para o português por Iann Zorkot.

Dentro de qualquer movimento político definido para mudar radicalmente a sociedade, sempre surge um debate sobre a melhor forma de atingir esses objetivos. Devemos nos unir para uma greve geral? Devemos nos retirar do sistema predominante vivendo de recursos abandonados, roubados e fraudados, à moda do clássico CrimethInc. propaganda? Devemos construir cooperativas e coletivos no espírito do comunismo empreendedor? Devemos seguir o caminho da propaganda pelo fato e começar a explodir prédios do governo e assassinar políticos? Que tal uma combinação dos itens acima?

Bem, o agorismo parece ser exatamente essa combinação. Combinando elementos de ilegalismo, teoria do poder dual, secessão econômica, sindicalismo e anticapitalismo de livre mercado (mas sem muitos dos extremos da propaganda pelo ato), o agorismo propõe uma estratégia de utilização da contra-economia como forma de alcançar uma sociedade anarquista. Mas o que é contra-economia?

Samuel Edward Konkin III, o fundador do agorismo, define contra-economia em seu trabalho Contra-economia: o que é, como funciona:

“A Contra-Economia é a soma de toda a Ação Humana não agressiva que é proibida pelo Estado. Contra-economia é o estudo da Contra-Economia e suas práticas (1). A Contra-Economia inclui o livre mercado, o Mercado Negro, a “economia subterrânea”, todos os atos de desobediência civil e social, todos os atos de associação proibida (sexual, racial, inter-religiosa) e qualquer outra coisa que o Estado, a qualquer momento local ou horário, opte por proibir, controlar, regular, tributar ou cobrar tarifas. A Contra-Economia exclui todas as ações aprovadas pelo Estado (o “Mercado Branco”) e o Mercado Vermelho (violência e roubo não aprovados pelo Estado).”

Essa é a definição básica com a qual os agoristas têm trabalhado desde então e, portanto, o agorismo sempre esteve vinculado aos mercados negro e cinza, excluindo os mercados branco, vermelho e rosa (violência e roubo aprovados pelo Estado). Ou será que não? Porque na realidade das coisas, parece que o “agorismo do mercado branco” é muito mais comum e menos contraditório do que se poderia pensar.

Para citar Konkin mais uma vez:

“À medida que mais pessoas rejeitam as mistificações do Estado — nacionalismo, pseudo-economia, ameaças falsas e promessas políticas traídas —, a contra-economia cresce tanto na vertical quanto na horizontal. Horizontalmente, envolve cada vez mais pessoas que direcionam cada vez mais suas atividades para a contra-economia; verticalmente, significa que novas estruturas (empresas e serviços) crescem especificamente para atender à Contra-Economia (meios de comunicação seguros, mediadores, seguros para atividades especificamente “ilegais”, formas iniciais de tecnologia de proteção e até guardas e defensores).”

Derrick Broze define os conceitos de agorismo horizontal e vertical com mais detalhes em seu ensaio, apropriadamente intitulado Agorismo Vertical & Horizontal. Nesse ensaio, ele explica que o agorismo horizontal “está relacionado à escolha ousada de empreender uma ação que o Estado considera ilegal ou imoral. Ao se aventurar neste território, você está se juntando ao contrabandista, ao traficante de bebidas, ao traficante de maconha, ao jardineiro de guerrilha, ao cortador de grama sem licença, vendedor ou barbeiro, comerciante de armas e cripto-anarquistas. ” Isso é essencialmente agorismo, como Konkin o definiu, mas desde então tornou-se muito mais.

É no agorismo vertical que descobrimos um afastamento das rejeições agoristas tradicionais do mercado branco. O agorismo vertical é fortemente inspirado no trabalho de Karl Hess, bem como suas experiências em sustentabilidade a nível de bairro e seus livros resumindo essas experiências, Tecnologia Comunitária e Poder da Vizinhança. Como tal, o foco está na sustentabilidade e na auto-confiança da comunidade e não se restringe apenas aos mercados negro e cinza.

Mais tarde em seu ensaio, Broze continua explicando que:

“O agorismo vertical incluiria participar e criar redes de intercâmbio comunitário, agricultura urbana, jardinagem no quintal, mercados locais de fazendeiros (feiras), apoiar alternativas à polícia e apoiar tecnologias descentralizadas P2P. Embora essas etapas verticais possam potencialmente envolver o uso da moeda do estado (e, portanto, não sejam completamente contra-econômicas), elas ainda são significativas para desafiar a dependência do estado e das classes corporativas.”

Agora, arrisco-me a discordar de Broze de que essas ações não são contra-econômicas simplesmente porque não utilizam os mercados negro e cinza, como ele afirma anteriormente em seu ensaio. Obviamente, ele esclarece que, mesmo que não contra-econômicas, “as ações verticais são extremamente valiosas e necessárias”. Mas se essas táticas desafiam diretamente o poder estatal e corporativo, como elas não são contra-econômicas?

Então, o que é “agorismo do mercado branco”?

Bem, inclui muitas das coisas que Broze já listou ao descrever o agorismo vertical: redes de intercâmbio comunitário, agricultura urbana, jardinagem, mercados de agricultores, alternativas à polícia e tecnologias descentralizadas P2P. Mas é muito mais que isso.

A criptomoeda é amplamente um empreendimento no mercado branco e, no entanto, é defendida como um excelente exemplo de agorismo. Os Trabalhadores Industriais do Mundo são elogiados pelo próprio Konkin como um exemplo perfeito de um sindicato agorista e, no entanto, são legalmente registrados no estado e, na maioria das vezes, se organizam dentro da lei. Sites de redes sociais descentralizados, como Minds e Steemit, fontes de energia renováveis descentralizadas, biohacking, permacultura, hackerspaces e makerspaces, programas de compartilhamento comunitário, modelos alternativos de troca, incluindo gift economies, Sistemas de Câmbio Comunitário, banco mútuo, notas trabalhistas e metais preciosos, medicamentos alternativos e complementares, educação não escolar/domiciliar, Tor, lojas gratuitas, mídia alternativa e empresas de propriedade de trabalhadores são exemplos de agorismo do mercado branco.

E sim, algumas formas de agorismo do mercado branco podem se sobrepor ao agorismo do mercado cinza e podem ajudar a facilitar o agorismo do mercado negro. Afinal, a contra-economia deve trabalhar em conjunto para derrubar o controle estatal e corporativo. De fato, devemos empurrar muitos desses empreendimentos do mercado branco para ações do mercado cinza e negro, quando apropriado, como promover esses empreendimentos a serem desaprovados ou não reportar toda a renda gerada ao estado, mas não devemos excluir essas ações da contra-economia quando eles não conseguirem fazer isso.

Contra-economia é contrariar as estruturas de poder em questão. Assim, em um sistema econômico de chefes e escravidão assalariada, as empresas dirigidas por trabalhadores e os sindicatos democráticos populares são contra-econômicos. Em um sistema alimentar amplamente monopolizado por um punhado de empresas que utilizam práticas prejudiciais associadas à agricultura industrial, cultivar sua própria comida ou comprar de agricultores locais é contra-econômico. Em um cenário de mídia amplamente dominado por um punhado de empresas de notícias, a mídia independente é contra-econômica. Em um cenário tecnológico dominado por apenas algumas empresas de tecnologia, a tecnologia livre e de código aberto é contra-econômica.

Só porque não é um mercado cinza ou negro, não significa que não é contra-econômico e com certeza não significa que não é agorista. Já é hora de abraçarmos e discutirmos abertamente o potencial que o agorismo do mercado branco tem para ajudar nossa causa.


Notas do Tradutor: 1. Note que o autor diferencia “contra-economia” e “contra-Economia”. Contra-economia com “e” minúsculo refere-se ao estudo, Contra-Economia com “E” maiúsculo refere-se a prática.

Anarchy and Democracy
Fighting Fascism
Markets Not Capitalism
The Anatomy of Escape
Organization Theory